Glossário do Tênis: 50 Termos que Todo Jogador Precisa Saber

Glossário do Tênis: 50 Termos que Todo Jogador Precisa Saber

O tênis é um esporte cheio de termos e expressões que podem parecer confusos para iniciantes. Se você quer entender melhor o jogo e falar como um verdadeiro tenista, este glossário com 50 termos essenciais é para você. Vamos explorar desde os golpes básicos até expressões comuns entre os jogadores.

1. Termos Básicos do Tênis

1.1 Ace

Quando um jogador faz um saque perfeito e o adversário não consegue tocar na bola.

1.2 Advantage (Vantagem)

Ponto ganho após o empate em 40-40 (deuce), que pode levar ao game.

1.3 Backhand

Golpe realizado com o dorso da mão dominante voltado para a rede.

1.4 Break Point

Situação em que o jogador tem a chance de quebrar o saque do adversário.

1.5 Deuce

Quando ambos os jogadores estão empatados em 40-40 no game.

1.6 Forehand

Golpe realizado com a palma da mão dominante voltada para a rede.

1.7 Let

Quando o saque toca na fita da rede e cai na área correta, exigindo uma nova tentativa.

1.8 Match Point

Ponto que, se conquistado, finaliza a partida a favor do jogador que está vencendo.

1.9 Set

Conjunto de games. Um set é vencido ao ganhar seis games com pelo menos dois de diferença.

1.10 Tie-break

Desempate jogado em sets que chegam ao placar de 6-6, vencido por quem marcar pelo menos sete pontos com dois de diferença.

2. Tipos de Golpes

2.1 Approach Shot

Golpe de aproximação utilizado para preparar a ida à rede.

2.2 Drop Shot

Golpe em que a bola é jogada suavemente para cair perto da rede no campo adversário.

2.3 Lob

Golpe alto para encobrir um adversário posicionado na rede.

2.4 Passing Shot

Bola que passa pelo adversário que está na rede, impedindo sua devolução.

2.5 Smash

Golpe potente semelhante a uma cortada, geralmente dado quando a bola está alta.

3. Regras e Pontuação

3.1 Baseline

Linha de fundo da quadra de onde os jogadores sacam.

3.2 Foot Fault

Erro cometido ao pisar na linha de saque antes de bater na bola.

3.3 Game

Unidade de pontuação em que um jogador precisa ganhar pelo menos quatro pontos e ter dois de vantagem para vencer.

3.4 No-Ad

Regra alternativa onde não há vantagem após o 40-40; quem fizer o próximo ponto vence o game.

3.5 Out

Bola que cai fora dos limites da quadra.

3.6 Rally

Troca de bolas prolongada entre os jogadores antes que um ponto seja finalizado.

3.7 Serve and Volley

Estratégia de saque seguida por uma rápida aproximação à rede para tentar finalizar o ponto.

3.8 Slice

Golpe com efeito para reduzir a velocidade da bola e dificultar a devolução.

3.9 Tiebreaker

Sistema de desempate utilizado em sets que chegam a 6-6.

3.10 Unforced Error

Erro cometido pelo jogador sem pressão do adversário.

4. Equipamentos e Quadras

4.1 Grip

Tipo de empunhadura utilizada para diferentes golpes.

4.2 Overgrip

Fita que envolve o cabo da raquete para melhorar a aderência.

4.3 Strings

Cordas da raquete que influenciam o controle e a potência dos golpes.

4.4 Hard Court

Quadra dura, geralmente feita de concreto ou asfalto, que proporciona jogo rápido.

4.5 Clay Court

Quadra de saibro, que torna os pontos mais longos devido ao quique lento da bola.

4.6 Grass Court

Quadra de grama, usada em Wimbledon, que acelera o jogo devido ao quique baixo e rápido.

5. Expressões e Jargões do Tênis

5.1 Bagel

Termo usado quando um jogador vence um set por 6-0.

5.2 Banana Shot

Golpe curvado, comum no jogo de Rafael Nadal, que faz a bola contornar o adversário.

5.3 Big Serve

Saque extremamente rápido e potente.

5.4 Moonball

Bola muito alta e lenta, usada para desestabilizar o adversário.

5.5 Tanking

Quando um jogador claramente desiste de competir em um set ou jogo.

5.6 Wild Card

Convite especial para um torneio dado a um jogador que não se classificou diretamente.

5.7 Lucky Loser

Jogador que perdeu na qualificatória, mas entra no torneio devido à desistência de outro jogador.

5.8 Topspin

Efeito aplicado na bola que a faz girar para frente, aumentando o controle.

5.9 Underarm Serve

Saque por baixo, utilizado como estratégia surpresa.

5.10 Winner

Golpe que termina o ponto sem que o adversário consiga devolver.

Conclusão

Com este glossário, você está pronto para entender e falar como um verdadeiro tenista. Conhecer esses termos melhora sua compreensão do jogo e pode até ajudar na sua própria performance dentro da quadra. Agora que você domina a linguagem do tênis, que tal colocar esse conhecimento em prática?

Voltar para o blog